Noite de Kino – 2025 - Turmas 11 e 12 participam do 36º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Kinoforum na Cinemateca Brasileira.
Datas do Evento –22 a 25 e 28/08/2025 Local do Evento – Sede da ELCV de Santo André / Cinemateca Brasileira Cidades – Santo André / São Paulo
Parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV e o 36º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Kinoforum.
Alunos das Turmas 11 e 12 com monitoria de alunos da Turma 10 da ELCV com apoio dos professores e equipe da escola participam da Noite de Kino.
Na ELCV 4 alunos são sorteados como representantes, mas toda a turma participa, além de convidados, ex-alunos, professores, funcionários e colaboradores que auxiliam durante todo o tempo.
Neste ano participaram mais de 50 alunos! uma equipe exclente e extremamete empolgada e dedicada.
A Noite de Kino esta em sua 36ª edição e é um evento que estimula a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos, e por que não dizer da estrutura das Escolas, Faculdades e Universidades participantes, além de ser um excelente estímulo na aplicação do aprendido durante os respectivos cursos. Afinal cada escola tem um tema específico sorteado.
O tema sorteado para a ELCV foi "O gigante da Babilônia".
A partir dai os alunos tem até às 12h do dia 25 de agosto para entregar um curta completo que será apresentado nas salas da Cinemateca, no dia 28 de agosto na parte da noite, reunindo todos os participantes.
São aproximadamente 72 horas para, à partir do tema sorteado, definir a história, roteiro, fazer a pré-produção, produzir, criar a arte, pensar iluminação, filmar, fotografar, captar áudio, edtar, finalizar e entregar, isto dentre todas as muitas ações e procedimentos necessários para fazer um filme, de um curta a um longa e os quais remuno nestes citados para não extender o texto.
O resultado final é imprevisível em um primeiro momento e em muitos casos o próprio título da produção só é definido no final da edição.
A ELCV, que participa da Noite de Kino desde o ano de 2008, tendo participado de todas as edições até hoje, desenvolveu uma estratégia de apoio aos alunos que vai desde o sorteio do tema com professores acompanhando o desenvolvimento do roteiro até a finalização e entrega. Durante todo o tempo em que o evento acontece a equipe da escola, funcionários e apoiadores auxiliam os alunos mantendo a sede da escola aberta, que é a "base de operações" necessária para todas as definições e preparação para as gravações e edição, ajudando na produção de diversas formas e em sincronia e sintonia com os todos os presentes. É um evento extremamente cansativo e que exige muito dos participantes, mas é emocionante e cria uma energia de união e sinergia que compensa todas as questões e que após a exibição resulta em uma alegria contagiante.
Neste ano os alunos apresentatam o curta "Memória Corrompida".
Parabéns a todes realizadores das Turmas 11 e 12 pela participação e realização desta produção e mantendo em altissimo nível a tradição da ELCV em participações na Noite de Kino.
Para saber mais sobre a participação da ELCV em suas participações nas Noites de Kino acesse http://noitedekino.elcv.art.br/
-------------------------------------------------- 36º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo -https://2025.kinoforum.org/
Poucas semanas antes desta 36ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, perdemos Zita Carvalhosa, fundadora e diretora da Associação Cultural Kinoforum. Para honrar seu legado e memória, continuamos a realizar o Festival com o compromisso e o entusiasmo que ela sempre nos inspirou, uma mulher admirável que dedicou mais de 40 anos ao cinema brasileiro, formando público, abrindo portas para novos realizadores e produzindo curtas e longas-metragens que marcaram a cinematografia nacional. É isso que ela esperava de nós.
Este ano, temos o prazer de apresentar uma programação com mais de 250 filmes de todos os continentes, exibidos gratuitamente em nove salas de cinema e espaços públicos. Mesclando produções de jovens realizadores e veteranos, os curtas continuam a ser um reflexo não apenas da realidade, mas também de mundos imaginários. Eles estão distribuídos entre nossas tradicionais Mostra Internacional, Mostra Latino-americana, Mostra Limite, Mostra Infantojuvenil e Programas Brasileiros.
Entre os destaques de nossos Programas Especiais, trazemos dois programas que celebram o movimento Dogma Feijoada, que completa 25 anos. Lançado no Festival de Curtas de 2000, este manifesto trouxe as questões raciais para o centro das discussões sobre o audiovisual brasileiro e rendeu frutos significativos.
Em parceria com o Festival de Curtas de Clermont-Ferrand, apresentamos os programas Eco Minds e O Som no Cinema. Nosso giro internacional ainda inclui um programa de novos realizadores africanos, Conexão Áfricas, e uma seleção de obras de animadoras do Leste Europeu.
Reforçando nosso compromisso com a formação, a difusão e a internacionalização do curta-metragem, temos uma nova edição do projeto Curta & Mercado, que retoma os Kinoforum Labs, espaço de desenvolvimento de projetos que se conecta com a rede de eventos que promovem os laboratórios como elemento fundamental na cadeia produtiva do audiovisual.
Agradecemos a todos os realizadores que nos confiaram seus filmes, aos patrocinadores e apoiadores que nos ajudam a viabilizar o Kinoforum e ao público que nos acompanha. Nossa maior aspiração é perpetuar o legado de Zita Carvalhosa e levar este Festival adiante por muitos anos.