Nossa Senhora do Nilo / Casa de Cultura Âmbar - Cine Garagem | Cineclube Ponto MIS / ELCV
Programação integrante de parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV e o MIS - Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo através do Programa Pontos MIS.
Ruanda, 1973. Nossa Senhora do Nilo é um conceituado colégio interno católico situado no alto de uma colina, onde garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Com a proximidade da formatura, essas meninas, sejam elas hutu ou tutsi, compartilham o mesmo dormitório e dividem sonhos e preocupações. Mas em todo o país, assim como dentro da escola, antagonismos profundos ecoam, mudando a vida dessas jovens —e de toda a nação— para sempre. Imagens de um simbolismo profundo fazem alusão à violência genocida que em 1994 tomaria conta de todo o país. Retirado do site Pandora Filmes.
------------------------------------------------------ Pontos MIS (https://mis-sp.org.br/pontos-mis/) é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.
O programa estabelece os seguintes eixos de trabalho:
EXIBIÇÃO DE FILMES
SESSÕES PRESENCIAIS
Mensalmente, o Pontos MIS disponibiliza mostras de filmes para as cidades parceiras programarem e exibirem presencialmente em seus respectivos espaços culturais.
BATE-PAPO DE CINEMA PONTOS MIS
Quinzenalmente, nas plataformas do MIS, o Pontos MIS realiza a curadoria de um filme seguido de debate ao vivo com convidados, como especialistas na área e integrantes da equipe do filme selecionado.
EXPOSIÇÕES PONTOS MIS
ITINERÂNCIA
Em 2021, o Pontos MIS inaugurou uma nova ação, o projeto de itinerância Exposição Pontos MIS, que ocupa espaços culturais das cidades parceiras com diversas mostras fotográficas do acervo do MIS.
PROSA DE TRIPÉ
Conversa transmitida ao vivo pelo YouTube do MIS sobre as exposições de fotografia do Pontos MIS que circulam pelo estado de São Paulo. Em cada prosa, a tríade de convidados é constituída por um representante do olhar do artista-fotógrafo, um gestor da cidade e o especialista da área como mediador. Essa prosa apresenta e debate com o público o processo de criação e a trajetória do artista, as adaptações museográficas da itinerância da exposição, a montagem local e todos os bastidores e curiosidades das exposições.
FORMAÇÃO
OFICINAS
Mensalmente, o programa disponibiliza oficinas e/ou palestras gratuitas sobre cinema, fotografia e gestão cultural para os públicos das cidades parceiras. As oficinas acontecem de forma virtual e presencial nas cidades parceiras.
ORIENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CURTAS
Seleção e acompanhamento de projeto de curta-metragem, em diferentes etapas de sua realização, com o objetivo de colaborar com roteiristas, diretores e produtores residentes do Estado de São Paulo (exceto capital), para aprimorarem seus projetos, dialogando sobre as dúvidas e dificuldades que possam existir em cada fase. Uma equipe de profissionais do Programa Pontos MIS irá orientar e fazer sugestões de desenvolvimento dos projetos aos participantes, de forma gratuita e virtual.
RELAÇÃO COM MUNICÍPIOS
Para assegurar a boa comunicação conquistada durante anos com os gestores municipais de cultura, mensalmente o Programa envia uma newsletter em grupos regionais com intuito de divulgar a programação e incentivar reflexões e debates junto aos nossos parceiros.
Se deseja ser um município parceiro ou saber mais informações sobre o programa, envie um e-mail para pontosmis@mis-sp.org.br.
------------------------------------------------------ O Cineclube ELCV acontece desde o ano de 2.006 com inúmeras versões, variações, temas e imensa variedade de implementação de suas sessões e formas de exibição nas mais diferentes salas, auditórios, locais da cidade de Santo André tendo em comum, sempre, apresentar diversificada, e sempre gratuita, seleção de filmes, longas, médias e curtas metragens, tanto dos alunos da escola quanto de mostras e de realizadores independentes e de parceiros, com conversas entre os participantes, com realizadores, em cursos temáticos e muitas outras formas de divulgar e formar um dicionário cinematográfico a todo(a)s que participaram das sessões.
Sempre com realização de parcerias de Embaixadas, como em seus primeiros anos, de Instituições e Equipamentos Culturais os mais plurais, além de ser ponto exibidor na cidade de Santo André das mais conceituadas Mostras de Cinema de todo o Brasil.
Faça parte da história Cineclubista de Santo André, prestigie as sessões do Cineclube ELCV.
------------------------------------------------------ A Casa Âmbar de Cultura entrou em operação em 2023. É um espaço multicultural para pequenas exibições artísticas, projeção de filmes, oficinas de arte e eventos para até 100 pessoas. Desde que começou a funcionar, já realizou importantes exposições, como a Arte Postal - que exibiu obras de todo o Brasil e do mundo, inclusive de países europeus, africanos e asiáticos -; uma mostra de peças metálicas artesanais intimamente conectada com a história econômica do ABC Paulista; e uma exibição em homenagem ao artista plástico concretista Luiz Sacilotto, natural de Santo André.
Situada na rua Porto Rico, 5, no Parque das Nações em Santo André, a Casa Âmbar de Cultura ainda dispõe da Biblioteca Maria Alves, com mais de 300 títulos que versam sobre artes e conhecimento, e do Espaço Márcio Pesão, no qual, além de pequenos eventos, são exibidos exemplos das obras urbanas do artista plástico que dá nome ao espaço.
Todos os eventos da Casa Âmbar são gratuitos, parte deles graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo.
------------------------------------------------------ Desde 2023, o Cineclube Garagem já realizou mais de 70 exibições de filmes para a comunidade de Santo André e do ABC Paulista. É uma sala de projeção adaptada a partir de uma garagem no subsolo da Casa Âmbar de Cultura (localizada na Rua Porto Rico, 5, Parque das Nações em Santo André), tem capacidade para 30 pessoas e todas as suas sessões são gratuitas ao público.
O cineclube mantém parcerias como aquela com o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, por meio da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV, que garantem a cessão de todo um acervo de filmes gratuitamente. São obras brasileiras, europeias e africanas que se distinguem por mesclar qualidade artística e interesse popular, sendo, portanto, livres para todas as idades.
Mensalmente, o Cineclube Garagem organiza uma sessão voltada para pacientes e funcionários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Santo André, funcionando como apoio terapêutico e entretenimento para a instituição.
Além dessa sessão mensal, o cineclube também exibe mensalmente pelo menos um filme nacional, um documentário e, na última sexta-feira do mês, a Sessão Mardita, sempre com um filme de terror.