Data da exibição - 26/03/2014 |
|
Cabra Cega - Com a presença do roteirista do filme, Di Moretti |
|
|
Local de Exibição - Auditório Heleni Guariba
Ano de Lançamento: 2004 Gênero: Drama País de Origem: Brasil Direção: Toni Venturi Estreia no Brasil: 15/04/2005 Estúdio/Distribuidora: Europa Filmes
Thiago (Leonardo Medeiros) e Rosa (Débora Duboc) são dois jovens militantes da luta armada, que sonham com uma revolução social no Brasil. Após ser ferido por um tiro, em uma emboscada feita pela polícia, Thiago precisa se esconder na casa de Pedro (Michel Bercovitch), um arquiteto simpatizante da causa. Thiago é o comandante de um "grupo de ação" de uma organização de esquerda, que está no momento debilitada e estuda um retorno à luta política. Rosa é o contato de Thiago com o mundo, sendo agora ainda mais importante por estar ferido. Com o passar do tempo Pedro passa a ficar preocupado com a segurança deles, adotando um comportamento estranho e colocando dúvidas em Thiago se ele não seria um traidor.
Com a presença do roteirista do filme, Di Moretti que após a exibição do filme fez uma "palestra bate papo" com todos os presentes enriquecendo em muito o evento.
Evento que fez parte da semana de atividades sobre o Golpe de 64, intitulada: Reflexões, "Traumas e Tramas: 50 anos do Golpe Militar".
Di moretti - Roteirista nascido em São Paulo em 1961, é formado em Rádio & TV pela FAAP e em Jornalismo pela PUC-SP. Fez sua estreia em roteiros de longa-metragem no documentário O velho, a história de Luiz Carlos Prestes (1997), dirigido por Toni Venturi, cineasta com quem voltaria a trabalhar em diversos filmes, como Latitude zero e Cabra cega – ambos vencedores da categoria melhor roteiro do Festival de Brasília. Em 2009 dirigiu seu primeiro longa, em parceria com Julio Xavier, o documentário 23 anos em 7 segundos – O fim do jejum corinthiano. É professor de cursos de roteiro cinematográfico e consultor de laboratórios como o do Sundance Institute e o do SESC Rio de Janeiro. Além disso, fundou e é, atualmente, tesoureiro da associação Autores de Cinema (AC), que luta por melhor reconhecimento e proteção da atividade de roteirista no Brasil, assim como sua profissionalização no país.
|