Data da exibição - 17/04/2011 |
|
MEMÓRIAS PÓSTUMAS - Após a exibição houve um bate-papo com André Klotzel, diretor do filme. |
|
|
Local de Exibição - Auditório Heleni Guariba
Direção de André Klotzel Gênero: Drama Ano de Lançamento: 2001 Tempo de Duração: 101 min. Recomendação: 16 anos
Memórias póstumas é um filme brasileiro de 2001, do gênero comédia dramática e com roteiro baseado na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Após sua morte, no ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. Começa então a relembrar dos amigos, como Quincas Borba, da sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e, ainda, do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida. Com Reginaldo Faria, Petônio Gontijo, Marcus Caruso. A fotografia é de Pedro Farkas e a direção de arte é de Adrian Cooper. A trilha sonora é de Mário Manga.
No Festival de Gramado: recebeu cinco Kikitos de Ouro, nas categorias de melhor filme escolhido pelo júri, melhor filme escolhido pela crítica, melhor direção, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Sônia Braga). selecionado para o Panorama do Festival de Berlim de 2002.
André Klotzel, é formado em cinema na USP, já trabalhou com diretores como Nelson Pereira dos Santos. Estreou na direção e produção de longas-metragens com A marvada carne (1986), vencedor dos prêmios de melhor filme, do júri oficial, do júri popular e da crítica, e mais oito Kikitos no Festival de Gramado, selecionado para 22 festivais internacionais, entre eles a Semana da Crítica do Festival de Cannes, e vendido para exibição em 15 países. Produtor, fotógrafo, montador ou técnico de som em 25 curtas e 16 longas-metragens. No segundo semestre de 2008 concluiu as filmagens de Reflexões de um liquidificador, que conta, em tons de humor-negro, a história da personagem Elvira do ponto de vista se seu liquidificador.
|