Data da exibição - 18/07/2015 |
|
O Gabinete do Dr. Caligari - Expressionismo Alemão |
|
|
Realização SESC Santo André em parceria com a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
17h
Gratuito
Idade: 16
Local: Auditório Heleny Guariba - Praça IV Centenário, s/n - Centro
Direção Robert Wiene 87 min Alemanha 1920
Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.
------------------------------------------------------ Sesc - Santo André - Uma das maiores instituições de difusão e divulgação cultural do país, o SESC, através de sua unidade de Santo André e sua equipe, é um grande parceiro da E.L.C.V. de Santo André.
Por vários anos o SESC Santo André auxiliou na exibição e divulgação das produções dos alunos da escola, na contratação de profissionais para eventos e atividades em conjunto e a importante troca de idéias e informações que somente engrandeceram ambas as instituições e a cidade de Santo André.
------------------------------------------------------ Expressionismo alemão - Retirado de - http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/expressionismo-alemao/
Por Felipe Araújo
O Expressionismo desenvolveu-se na Alemanha no pós-guerra. Desde o início do século XX, movimentos como o Surrealismo buscavam a representação interior humana, suas angústias, sonhos e fantasias. Para o Expressionismo Alemão, estes elementos tinham maior importância do que os apresentados na realidade objetiva.
Estas características estão representadas no filme “O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene. Na obra, o protagonista é um médico que, ao manipular um sonâmbulo, acaba induzindo-o ao crime. O conceito de manipulação entre duas pessoas também se faz presente em filmes de outros diretores da Alemanha como Fritz Lang.
Em seu filme, “Dr. Mabuse, the Gambler”, de 1922, o diretor explora a hipnose. Já em "Metrópolis", de 1927, é apresentada a natureza dupla dos seres. Em outra obra, "M, O Vampiro de Dusseldorf" (1931), Lang apresenta o Destino como um figura dominadora e manipuladora das vidas humanas.
Nos filmes de Lang, são apresentados os elementos do Expressionismo Alemão de forma mais impactante. Entre as principais características de seu cinema, que ditam as regras desta escola, estão: maneira exagerada na representação dos atores, mundo idílico e sombrio da alma que se estende aos cenários e o duelo entre as trevas e a luz, representado pelo contraste e a fotografia recortada.
O Expressionismo Alemão pode ser considerado uma fusão entre o pessimismo e o cenário desolador encontrado no país no pós-guerra (1914-1918) com a tradição da literatura fantástica alemã. A importância desta categoria de cinema estendeu-se para outros países, influenciando diretores do mundo todo durante a década de 30.
Um dos cinemas que aderiu à estética expressionista foi o americano. Para escapar da perseguição nazista, cineastas como Lang, além de atores e técnicos, foram para os Estados Unidos.
Apesar da utilização de elementos fantásticos como cenários surreais, distorcidos, e jogos de luzes, nota-se, no cinema de F. W. Murnau, a busca de um cinema realista, pois o diretor apóia-se na realidade objetiva.
Fontes:ARAÚJO, Inácio. Cinema: O mundo em movimento. São Paulo. Scipione. 1995.
http://www.imdb.com/media/rm1376629248/tt0022100
http://www.imdb.com/title/tt0022100/
|