Data da exibição - 11/06/2017 |
|
Festival do Minuto - Produções com temática Ambiental - Projeção realizada no Caminhão da Educação Ambiental do Semasa |
|
|
Ação da ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo em conjunto com o SEMASA – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André através da parceria entre a ELCV e o Festival do Minuto.
Das 10h às 16h
Local: Parque Antôno Pezzolo - Chácara Pignatari em frente à Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André
Durante todo o dia foram exibidas produções com temática ambiental selecionadas pela equipe do Semasa.
As exibições ocorreram no Caminhão da Educação Ambiental.
-------------------------------------------------- SEMASA – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André - é uma autarquia vinculada à administração municipal de Santo André, município da Região Metropolitana de São Paulo, que segue um modelo pioneiro de saneamento ambiental integrado, onde a oferta de água, a coleta de esgoto, a drenagem urbana, a gestão dos resíduos sólidos, a gestão ambiental e a gestão de riscos ambientais, através da Defesa Civil, estão integradas em benefício do cidadão e do meio ambiente. Criado em 1969 com o nome de Serviço Municipal de Água e Saneamento de Santo André, ela passa, partir de 1998, a ter a denominação atual.
Saiba mais acessando - http://www.semasa.sp.gov.br
--------------------------------------------------
Festival do Minuto - Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.
Ao longo de seus 25 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem.
Entre 1991 e 2007, eram recebidos cerca de mil vídeos por ano - por correios - provenientes de mais de 40 países. A curadoria exibia cerca de 5% do material coletado em mostras ao redor do país.
Em 2005, o Festival do Minuto iniciou o processo para se tornar permanente. Em 2007, ele se tornou totalmente online: os realizadores já podiam enviar seus vídeos pela internet e assisti-los em nosso portal. Desde então, o acervo do Festival se expandiu em mais de 500%. Para isso, todos os meses são lançados diversos temas para que os usuários possam se inspirar na criação de conteúdos.
Além disso, anualmente, é realizada a Rede Melhores Minutos. Nela, são exibidos os melhores vídeos do ano em mais de 250 pontos culturais distribuídos no Brasil: cineclubes, bibliotecas, escolas, universidades, museus de imagem e som, entre outros.
No campo da educação, o Festival oferece oficinas de formação audiovisual para professores e alunos da rede pública. Além disso, se compromete na divulgação do trabalho de estudantes universitários que buscam no audiovisual formas para se comunicar e expor suas ideias. Atualmente, possuímos um acervo de mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como a Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Tatá Amaral e Beto Brant já passaram pelo Festival.
Saiba mais acessando - http://www.festivaldominuto.com.br
|