2019 |
|
Oficina Contando histórias; escrevendo filmes - Com Giuliana Monteiro |
|
|
Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS.
A oficina ocorreu no dia 25 de março das 15 às 19 horas com certificado fornecido pelo MIS (Museu da Imagem e do Som).
Inscrições até dia 25/03/2019 - até 4 horas antes do início da oficina.
Vagas limitadas
Gratuito
16 anos
Local Sede Escola Livre de Cinema e Vídeo - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André
Link CulturAZ, clique aqui
Sobre a Oficina
A oficina de introdução ao Roteiro pretende apresentar e discutir através de conceitos e exposição do processo de criação os elementos fundamentais para a escrita de um roteiro de filme. A oficina é uma introdução ao processo de escrita de filmes levando em consideração aspectos importantes da linguagem cinematográfica como o desenvolvimento de personagens, estrutura dramática, o tempo da ação e o espaço por onde a história acontece. Iremos trabalhar com roteiros de curta-metragem e longa metragem analisando como foram escritos e por fim filmados. A oficina será dividida em dois módulos e está aberta a pessoas que tenham ou não conhecimento sobre o tema. O importante é ter curiosidade ou estar interessado em transformar suas ideias em filmes.
No módulo I, trabalharemos questões como a diferença entre linguagem cinematográfica, linguagem literária e linguagem teatral. Trabalharemos também a dramatização de uma idéia e o conflito original por trás de uma história. Neste módulo também falaremos sobre os diferentes gêneros dentro da linguagem cinematográfica.
------------------------------------------------------ Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.
|