2021 |
|
Documentários Domésticos com Lucas Gervilla - PROJETO Oficina | Ponto MIS |
|
|
Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS.
Dias 16, 18 e 20 de agosto - Segunda, Quarta e Sexta das 19h às 21h - Duração 3 encontros de 2 h
Gratuito
16 anos
Informações: cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br
Oficina realizada remotamente através de sala virtual.
Inscreva-se
http://l.elcv.art.br/abji.html
Público-alvo: Pessoas que se interessam pela produção de cinema documentário. Podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, entusiastas do cinema documentário, youtubers.
O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.
Sobre a oficina
Documentários Domésticos é uma mini-curso com 06 horas de duração onde os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais, DSLR’s, etc.) A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa -respeitando as orientações de distanciamento social - utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão.Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em mini-documentário.
Objetivo O principal objetivo é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelas próprios participantes, será realizado um mini-documentário coletivo, sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências durante a quarentena.
CRONOGRAMA
• Encontro 01:
- Breve introdução ao documentário.
- Que modos de documentário existem?
- Quais os equipamentos básicos para se filmar um documentário doméstico?
- Que tipo de documentário queremos fazer? Que história(s) queremos contar?
- Principais tipos de enquadramento no documentário.
• Encontro 02:
- Técnicas básicas para filmagem (ISO, abertura, velocidade,ajuste de branco, taxa de quadros, etc).
- Como fazer esses ajustes: do celular à DSLR.
- Noções básicas de som.
- Principais tipos de microfone. Como fazer se eu não tiver um?
- Como gravar entrevistas.
• Encontro 03:
- Preparando o material para a edição.
- Noções básicas de edição.
- Edição do conteúdo gravado pelos próprios participantes.
Obs.: Do encontro 02 para o 03, os participantes terão como tarefa gravar o material que será editado.
Não é necessário ter nenhum equipamento especial. A ideia é usar o que os participantes tiverem à disposição.
Sobre o professor Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longas-metragem, “Ruinoso” e “Fora da Capital”.
------------------------------------------------------ Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.
Público em geral interessado no tema
|