2021 |
|
Animação stop motion: origami - PROJETO Oficina | Ponto MIS |
|
|
Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS.
13, 15 e 17 de setembro, segunda, quarta e sexta, da 16h às 18h - Duração 3 encontros de 2 h cada aula
Gratuito
10 anos
Oficina realizada remotamente através de sala virtual através do programa ZOOM.
A proposta desta oficina ministrada por Marta Russo é produzir animações em stop motion – técnica que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto – a partir personagens e cenários feitos com origamis, que usa dobras geométricas de papéis, sem a necessidade de cortá-los ou colá-los. Serão apresentados aplicativos gratuitos de animação que permitem realizar o filme a partir do celular.
O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições, possibilitando, assim, a ideia de movimento. Podemos usar vários materiais para se fazer uma animação stop motion, como massa de modelar, areia, objetos, papel, silhuetas, etc.
Origami é uma palavra japonesa composta pelo verbo dobrar (折り=ori) e o substantivo papel (紙=kami). Significa, literalmente, “dobrar papel”.
Aula 1 Será apresentada a técnica do origami; sua origem, um pouco da história e o passo a passo para a confecção dos origamis.
Aula 2 Vamos falar sobre a técnica do stop motion: os princípios da animação, brinquedos ópticos, processo de produção e uso do aplicativo gratuito Studio Stop Motion.
Aula 3 Edição e finalização (uso de aplicativos de edição de imagens e som).
Objetivos Proporcionar aos participantes o contato com um elemento importante da cultura japonesa que é a confecção de origamis e suas origens.Desenvolver a expressividade artística e de comunicação.Promover o protagonismo incentivando os participantes a produzir seus próprios filmes.Contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: concentração criatividade, planejamento, trabalho em grupo e senso estético.Ensinar e proporcionar a participação no processo de realização de um vídeo de animação nas suas etapas principais: roteiro, storyboard, produção, filmagem e edição.
Sobre a professora
Marta Russo É formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Desde 2001 realiza oficinas de animação em escolas, SESCs, museus e Fábricas de Cultura. Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo SME. Apresentou o trabalho “Stop motion: comunicação, arte protagonismo e ludicidade” no Congresso Internacional dos Direitos da Criança “Participación, políticas sociales y protección de la infância” na Espanha.
Imagem: acervo pessoal Marta Russo
------------------------------------------------------ Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.
|