2021 |
|
Reciclagem de Mídias - Video Avatar com KaKa - PROJETO Oficina | Ponto MIS |
|
|
Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS.
Dias 19, 21 e 22 de outubro, segunda, quarta e sexta, da 19h às 21h - Duração 3 encontros de 2h cada aula
Gratuito
16 anos
Oficina realizada remotamente através de sala virtual através do programa ZOOM.
Inscreva-se - http://l.elcv.art.br/abko.html
Sobre a oficina
Um avatar pode ser uma representação pictórica de nós mesmos em um ambiente virtual, mas pode também ser o resultado de uma transformação, de uma metamorfose.
A oficina pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático e memético próprio delxs.
Faremos isso num misto reflexão e criação de midias (colagens, gifs e videos) a partir da re- combinação, da mistura e do remix de materiais pré-existentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas, etc).
Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensarmos o mundo, nosso lugar nele (e o dxs jovens) e nas informações que consumimos diariamente.
Objetivo
- Conhecer o repertório dos educadores/educandos, bem como descobrir as even-tuais afinidades entre os participantes.
- Refletir com a prática, sobre a capacidade dos meios de comunicação massivos e pós-massivos de sugerir/interferir nas nossas decisões intimas, nas construções subjetivas.
- Orientar um sentido possível para a descolonização da subijetividade e do reconhecimento da potência da singularidade no presente em crise.
- Discutir os tratamentos, arquitetura e acessos aos diferentes espaços da cidade a fim de pensar e a circulação de bens, serviços e pessoas nas diferentes partes das cidades.
- Pensar numa nova forma de habitar os ambientes em que os educandos vivem, mas também coloca-los em lugares dos quais apenas escutaram falar ou sonham em ir é um dos objetivos do exercício.
Sobre o professor Kaka é filme-designer, educador e programador. Sua prática tem caráter inter e transdisciplinar, está orientada pela reinserção socioambiental do artista. Seus filmes, video-instalações e textos foram expostos em museus, galerias e mostras individuais nacionais e internacionais. Como educador coordenou o projeto Fazer o Mundo Fazendo Video (2014-2016) patrocinado pela Petrobrás, a ação formativa SSS- South Small Sister (prêmio Public Air Space); trabalhou junto aos Guarani Mbyas -Filme e midia menor (Ventana a la BioDiversidad/Ibercultura Viva); Filmagem e Revelação em Super-8mm na Casa Ranzini; Monstrópolis - Ilha de Páscoa-Rapa Nui (Toki/Ventana a la Diversidad),co-coordenou (Artista Articulador de Área) o Programa Vocacional e Piá (Secretaria deCultura- Prefeitura de São Paulo) entre outros.
------------------------------------------------------ Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.
|