2022 |
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Curso de História do Cinema Brasileiro com Celso Sabadin - OnLine |
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De 27/04 à 20/07, todas as quartas-feiras das 16h às 18h - Duração 13 encontros de 2 horas cada
Gratuito
16 anos
80 vagas
Inscrições Enviar mensagem para o e-mail inscricoes@elcv.art.br com os dados:
- Assunto - Cinema Brasileiro com Celso Sabadin - Nome completo - Idade - Telefone com DDD - Endereco
Curso OnLine realizado remotamente através de sala virtual.
Sobre o Curso
Curso História do Cinema Brasileiro em 13 Encontros
Durante 13 quartas-feiras, o curso História do Cinema Brasileiro fará uma análise detalhada dos caminhos do desenvolvimento e das dificuldades da nossa atividade cinematográfica, desde a era muda até os dias de hoje. Sempre contextualizando os fatos com cada momento histórico, o curso aborda os primeiros ciclos regionais brasileiros, as tentativas de nacionalização com a Era Vargas, o desenvolvimentismo industrial do período JK, o terror das ditaduras, os períodos do Cinema Novo, da Boca, Embrafilme, Cinema Marginal e Retomada, chegando até o atual descaso pela cultura.Tudo em linguagem acessível, e fartamente ilustrado com trechos de filmes.
Datas e temas dos 13 encontros:
Encontro 1 - Dia 27 das 16h às 18h - Quarta-feira
- As primeiras exibições e produções do cinema brasileiro. Como, onde e pelas mãos de quem tudo começa no Brasil. Os pioneiros.
Encontro 2 - Dia 04 das 16h às 18h - Quarta-feira
- A Era de Ouro do Cinema Brasileiro (1907 – 1911). Como o cinema brasileiro nasce, se desenvolve, se fortalece, e depois é sufocado pela ação dos EUA.
Encontro 3 - Dia 11 das 16h às 18h - Quarta-feira
- Ciclos Regionais Anos 1910/20: Cataguases, Pelotas, Campinas, Recife, Pouso Alegre e Amazônia
Encontro 4 - Dia 18 das 16h às 18h - Quarta-feira
– Anos 1930/40 – Era Vargas - A nacionalização do cinema brasileiro através de políticas públicas e dos grandes estúdios. Rio de Janeiro: Cinédia e Atlântida
Encontro 5 - Dia 25 das 16h às 18h - Quarta-feira
- Anos 1950 – Pós-Guerra e JK – Sonho da industrialização. São Paulo: Vera Cruz, Maristela e Multifilmes
Encontro 6 - Dia 01 das 16h às 18h - Quarta-feira
- Anos 1950/60 – Neorrealismo Baiano, o pré-Cinema Novo
Encontro 7 - Dia 08 das 16h às 18h - Quarta-feira
- Anos 1960/70 – Anos de Chumbo - Nascimento e sufocamento do Cinema Novo
Encontro 8 - Dia 15 das 16h às 18h - Quarta-feira
- Cinema Marginal – Anos de mais Chumbo despressurizados pelo Desbunde
Encontro 9 - Dia 22 das 16h às 18h - Quarta-feira
- Embrafilme – O cinema novamente se estatiza na produção e distribuição
Encontro 10 - Dia 29 das 16h às 18h - Quarta-feira
- Cinema da Boca – Ascensão e queda do contra-ataque paulista
Encontro 11 - Dia 06 das 16h às 18h - Quarta-feira
- Anos 80/90 – Diretas Já, o cinema troca o sufoco da ditadura pelo desespero da Era Collor
Encontro 12 - Dia 13 das 16h às 18h - Quarta-feira
- Retomada – Leis de isenção fiscal. Regionalismos fortalecidos e sucessos internacionais
Encontro 13 - Dia 20 das 16h às 18h - Quarta-feira
– Análise da situação atual: sentar e chorar até outubro
Sobre o professor
Celso Sabadin - Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista graduado pela Fundação Cásper Líbero, publicitário graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor de Cinema, RTV e Jornalismo na Universidade São Judas. Jornalista, escritor, crítico de cinema, curador e roteirista. Autor dos livros “Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo” (Editora Lemos -1997 e Summus Editorial - 2009), “Éramos Apenas Paulistas” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009), “O Cinema como Ofício” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010), “História do Cinema Para Quem Tem Pressa” (Editora Valentina, 2018) e “Moracy do Val Show” (Martins Fontes, 2019). Coprodutor, roteirista e diretor do longa metragem “Mazzaropi”, (2013), coprodutor e corroteirista da série documental “Mazzaropi, Uma Série de Causos” (2013), roteirista do curta “Nem Isso”, a partir da obra de Luís Fernando Veríssimo (2015), e colaborador de roteiro do longa metragem “Badi” (2018). Corroteirista, com Di Moretti, do longa ficcional “Saudades do Jeca”, premiado no Edital para Desenvolvimento de Roteiros da SPCine 2019. Sócio fundador da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
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