Alfred Hitchcock é uma das grandes referências do cinema seja por sua filmografia, sua história, forma de trabalhar e historiografia, por isto a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André a E.L.C.V. realiza o Mini Curso Alfred Hitchcock com a exibição de quatro filmes do diretor seguido de palestras com professores convidados que realizarão um bate-papo sobre as obras exibidas.
Os filmes exibidos foram selecionados à partir da parceria da ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através dos Pontos MIS.
Os participantes podem fazer todas as aulas ou alguma que seja do interesse.
A entrada é gratuita. E forneceremos certificados ao final do curso.
Formado em cinema pela ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP, com especialização na área de Montagem e Edição. De 2001 a 2003, foi professor na área de Montagem e Edição do Curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como professor nas turmas 1 a 9 da ELCV e foi coordenador desta mesma instituição.
Sobre Celso Sabadin
Celso Sabadin é graduado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desenvolve uma intensa atividade profissional na área do audiovisual desde 1979. Ministra cursos livres e oficinas de História, Linguagem e Crítica Cinematográfica na rede de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na rede de bibliotecas públicas do município de São Paulo. É autor dos livros “Vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do Cinema Mudo”, “Éramos apenas paulistas”, biografia do cineasta Francisco Ramalho Jr, “O Cinema como Ofício”, biografia do cineasta Jeremias Moreira e “História do Cinema para quem Tem Pressa”.
Sobre Nelson Simplício
Nelson Simplício é cineasta e educomunicador comunitário localizado nos Pimentas, região periférica de Guarulhos, ministrando formações de audiovisual e comunicação comunitária. Graduando do curso de licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisa possibilidades de formação do audiovisual comunitário. Atua pelos respectivos coletivos: Kinoférico, Polissemia e Cineclube Incinerante, realizando oficinas de cinema, produções audiovisuais e mostras.
Sobre André Okuma
André Okuma é cineasta, arte-educador e agente cultural. Formado em História da Arte e Pedagogia atualmente é doutorando em História da Arte pela UNIFESP. Trabalha como coordenador pedagógico da Escola Livre de Cinema de Santo André e professor de direção no Curso de Cinema Kinoférico na periferia de Guarulhos.
Em audiovisual trabalhou em diversos projetos ao longo de 20 anos de carreira, tendo ganhado alguns prêmios. Okuma atuou também como júri técnico da Mostra Internacional de Cinema de Suzano (2019, 2020 e 2023) e escreveu críticas de cinema no site dos Jornalistas Livres em 2021.
Inscreva-se
Programação e Trailers
04.12.2023 às 18h exibição do filme CHANTAGEM E CONFISSÃO seguido de palestra, às 19h30, com Milton Bíscaro.
05.12.2023 às 18h exibição do filme SABOTAGEM (O Marido Era o Culpado) seguido de palestra, às 19h30, com Celso Sabadin.
06.12.2023 às 18h exibição do filme O HOMEM QUE SABIA DEMAIS seguido de palestra, às 19h30, com Nelson Simplício.
07.12.2023 às 18h exibição do filme QUANDO FALA O CORAÇÃO seguido de palestra, às 19h30, com André Okuma.