25/09/2019 |
|
Cineasta e artista Franco-Americana Vivian Ostrovsky é a grande homenageada da 1ª Mostra Cine Brasil Experimental que Acontece de 24 a 29 de Setembro no CCSP |
|
|
A grande homenageada da 1ª Mostra Cine Brasil Experimental, que acontece de 24 a 29 de setembro, no Centro Cultural São Paulo é a cineasta e artista franco-americana Vivian Ostrovsky, que passou parte importante de sua juventude no Brasil e até hoje tem uma relação muito especial com o país, algo que está muito presente em sua obra. A diretora estará presente no evento e participará de um bate-papo com o público no dia 28 de setembro, às 20h30, no Centro Cultural São Paulo,
A Mostra exibe 13 filmes em curta-metragem realizados por Ostrovsky entre 1983 e 2018, entre eles Copacabana Beach (1983, 10min., cor), talvez seu filme mais conhecido, que ela realizou em super-8 na famosa praia carioca; e Nikita Kino (2002, 40min., cor e pb), filme documentário experimental realizado com belíssimas imagens de arquivo sobre suas lembranças da antiga URSS, país de origem de seu pai.
A mostra também fará uma homenagem ao recém falecido cineasta brasileiro Luiz Rosemberg Filho, exibindo o radical Imagens, de 1972, filme que durante décadas foi dado como perdido e, em 2014, foi reencontrado na França.
Uma das preciosidades exibidas na mostra é a monumental obra de Fernando Birri (1925-2017), ORG (1967-1978), raramente exibido desde sua estreia no festival de Veneza em 1979 até sua recente restauração em 2012, na Alemanha. O filme será exibido dia 26/09, quinta, às 19h
O argentino Birri foi figura chave do novo cinema latino-americano tanto como realizador de obras fundamentais como Tire Dié (1960) e Los Inundados (1961), como teórico e como co-fundador das escolas de Cinema em Santa Fé, Argentina e San Antonio de Los Baños, em Cuba. Filmado entre 1967 e 1978 ORG foi, segundo seu diretor, o resultado de sua experiência no longo período de seu segundo exílio na Itália. A obra se destaca como visão caleidoscópica sobre a geração dos anos 1970, marcada pelos ventos da contracultura e do ativismo revolucionário, que teve em Birri uma de suas principais figuras no cinema. Também se destaca como experimento formal e perceptivo, misto de filme-ensaio, filme de colagem vanguardista, e épico de ficção científica (protagonizado por Terence Hill, dos filmes Trinity), contendo mais de 26 mil cortes, 700 faixas sonoras e entrevistas com colegas dos novos cinemas pelo mundo como Jean-Luc Godard, Jonas Mekas e Glauber Rocha.
A 1ª Mostra Cine Brasil Experimental é patrocinada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio do PROAC. Ela é uma produção da Cinediário e tem apoio do Centro Cultural São Paulo, do Instituto Goethe e da Cinemateca do MAM-RJ.
Serviço:
1ª Mostra Cine Brasil Experimental
Onde: Centro Cultural São Paulo
Quando: 24 a 29 de setembro de 2019
Quanto: R$ 2,00 (apenas para as sessões, as atividades paralelas são gratuitas)
PROGRAMAÇÃO
1ª Mostra Cine Brasil Experimental
24/09 - terça-feira
11h - Abertura do 1º Seminário de Cinema Experimental Brasileiro
11h10 - Mesa 1: Vanguarda e Experimental no Cinema Brasileiro: Rupturas e Continuidades, com Lucas Parente, Patrícia Mourão e Lucas Murari
15h - Mesa 2: Vanguardas sessentistas e setentistas do Cinema Brasileiro, com Rafael Bezzon, Anna Karinne Ballalai e Emília Santos
17h30 - Palestra: Pontos definem uma periferia; ou uma constelação: hipóteses improváveis para uma história do cinema experimental no Brasil, com Carlos Adriano
20h - Sessão de abertura (61min., exibição em arquivo digital): Eclipse (Antônio Moreno, 1984, 11min.) e Lupe (José Rodriguez-Soltero, 1966, 50min.)
25/09 - quarta-feira
14h - Curso Introdução ao Cinema Experimental Brasileiro, com Renato Coelho e Priscyla Bettim (aula 1, 90min.)
16h - Panorama Histórico: Sessão de curtas 1: CORCINA (76min., exibição em diversos formatos) - Os Sonacirema (André Parente, 1978, 10min., exibição em arquivo digital), Era Uma Vez… (Jorge Abranches, 1979, 8min., exibição em arquivo digital), Curto Circuito (André Parente, 1980, 10min., exibição em 35mm), Angela Noite (Roberto Moura, 1980, 10min., exibição em 16mm), Cinema Ação Curtametralha (Sérgio Péo, 1978, 12min., exibição em arquivo digital), Lygytymah Depheza (Lúcio Aguiar, 1981, 10min., exibição em arquivo digital), Cildo Meireles (Wilson Coutinho, 1979, 12min., exibição em arquivo digital), Acorde Maior (José Inácio Parente, 1984, 4min., exibição em 35mm)
17h30 - Panorama Histórico: Sessão de curtas 2: Cinéma de salon (filmes de Raymond Chauvin) e Edgard Navarro (74min., exibição em arquivo digital) - Café Jornal (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3min.), Anti-cinema (?) (Auto retrato n. 4) (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3min.), Iconoclasta (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3min.), Decadentismo (Amador n. 5) Um Manifesto (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3min.), Metamorfose (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3min.), Metamorfose 2 (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3min.), Decadente n. 4 (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3min.), Improviso n. 2 (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3min.), Non-figuratif (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3min.), Exposed (Edgard Navarro, 1978, 8min.), O Rei do Cagaço (Edgard Navarro, 1977, 10min.), Lin e Katazan (Edgard Navarro, 1979, 6min.), Alice no País das Mil Novilhas (Edgard Navarro, 1976, 20min.)
19h - Panorama Histórico: Sessão de curtas 3 (52min., exibição em diversos formatos) - Abá (Cristina Amaral e Raquel Geber, 1992, 16min., exibição em arquivo digital), Noite Final Menos Cinco Minutos(Débora Waldman, 1993, 10min., exibição em 35mm), Kyrie ou O Início do Caos (Débora Waldman, 1998, 14min., exibição em 35mm), Um Filme Como Outros (Luiz Renato Martins, 1978, 28min., exibição em arquivo digital)
20h - Foco Contemporâneo: Ana Vaz I (72min., exibição em arquivo digital) - Occidente (Ana Vaz, 2014, 15min.), Há Terra (Ana Vaz, 2016, 13min.), A Idade da Pedra (Ana Vaz, 2013, 29min.), Sacris Pulso (Ana Vaz, 2008, 15min.)
26/09 - quinta-feira
14h - Curso Introdução ao Cinema Experimental Brasileiro, com Renato Coelho e Priscyla Bettim (aula 2, 90min.)
16h - Nietzsche Sils Maria Rochedo de Surlej (Rosa Dias, Julio Bressane, Rodrigo Lima, 2019, 58min., exibição em DCP)
17h15 - Panorama Histórico: Sessão de curtas 4 (76min., exibição em arquivo digital) - A Pátria (Jorge O Mourão, 1977, 3min.), Costumes da Casa (Jorge O Mourão, 1977, 12min.), Shave and Send (Jorge O Mourão, 1977, 18min.), Washington Square (Jorge O Mourão, 1978, 6min.), BRASIL 1.872.000 MINUTOS/NOVES FORA? (Jorge O Mourão, 1977, 18min.), Pira (Sérgio Péo, 1972, 15min.), Explendor no Martírio (Sérgio Péo, 1974, 10min.)
19h - Panorama Histórico: ORG (Fernando Birri, 1967-1978, 175min., exibição em DCP)
27/09 - sexta-feira
11h - Curso Introdução ao Cinema Experimental Brasileiro, com Renato Coelho e Priscyla Bettim (aula 3, 90min.)
16h30 - Foco Contemporâneo: Ana Vaz II (59min., exibição em arquivo digital): Amazing Fantasy (Ana Vaz, 2018, 3min.), Un film, réclamé (Ana Vaz e Tristan Bera, 2015, 20min.), Atomic Garden (Ana Vaz, 2018, 6min.), Olhe Bem as Montanhas (Ana Vaz, 2018, 30min.)
17h45 - Panorama Histórico: Sessão de curtas 5 (73min., exibição em arquivo digital) - Pantera Negra (Jô Oliveira, 3min., 1968), Eclipse (Antônio Moreno, 1984, 11min.), Vôo Cósmico (Bassano Vaccarini e Rubens Francisco Lucchetti, 1961, 3min.), O Bem-aventurado (Neville dmin.Almeida, 1966, 12min.), ? In Memoriam O ROTEIRO DO GRAVADOR (Sylvio Lanna, 2019, 22min.), Um Cinema Caligráfico (Sylvio Lanna, 2019, 22min.)
20h - Homenagem à Vivian Ostrovsky: Sessão de curtas 1 (93min., exibição em arquivo digital) - Copacabana Beach (Vivian Ostrovsky, 1983, 10min.), Eat (Vivian Ostrovsky, 1988, 14min.), USSA (Vivian Ostrovsky, 1985, 11min.), Trois étoiles (Vivian Ostrovsky, 1987, 12min.), Ice Sea (Vivian Ostrovsky, 2005, 32min.), Losing the Thread (Vivian Ostrovsky, 2014, 8min.), Hiatus (Vivian Ostrovsky, 2018, 6min.)
28/09 - sábado
16h30 - Panorama Histórico: Sessão de curtas 6 - Teo Hernandez I (56min., exibição em arquivo digital) - Nuestra Señora de Paris (Teo Hernandez, 1981-1982, 22min.), Lmin.Eau de la Seine (Teo Hernandez, 1982-1983, 18min.), Michel là-bas (Teo Hernandez, 1970, 16min.)
17h45 - Foco Contemporâneo: Louise Botkay (57min., exibição em arquivo digital) - Estou Aqui (Louise Botkay, 2015, 7min.), Vertières I II III (Louise Botkay, 2014, 10min.), Sugar Freeze (Louise Botkay, 2011, 10min.), Mammah (Louise Botkay, 2006, 8min.), 4 portes (Louise Botkay, 2009, 6min.), Pena Verde (Louise Botkay, 2019, 6min.), Nômades (Louise Botkay, 2018, 10min.) - Sessão seguida de bate-papo com a realizadora
19h15 - Homenagem à Vivian Ostrovsky: Sessão de curtas 2 (85min., exibição em arquivo digital) - Nikita Kino (Vivian Ostrovsky, 2002, 40min.), Allers venues (Vivian Ostrovsky, 1984, 12min.), Public Domain(Vivian Ostrovsky, 1996, 12min.), Work and Progress (Vivian Ostrovsky, 1999, 11min.), Tatitude (Vivian Ostrovsky, 2009, 4min.), Wherever Was Never There (Vivian Ostrovsky, 2009, 6min.)
20h45 - Bate-papo com Vivian Ostrovsky (com a presença do professor Rubens Machado - ECA/USP)
29/09 - domingo
16h30 - Homenagem a Luiz Rosemberg Filho (86min., exibição em arquivo digital) - Imagens (Luiz Rosemberg Filho, 1972, 67min.), Landscape (Luiz Rosemberg Filho, 2017, 16min.), O Cinema Segundo Luiz Rô(Renato Coelho, 3min., 2013)
18h - Foco Contemporâneo: Letícia Ramos (28min., exibição em diversos formatos) - Grão (Letícia Ramos, 2016, 7min., exibição em digital), The Blue Night (Letícia Ramos, 2017, 5min., exibição em digital), VOSTOK (Letícia Ramos, 2014, 8min., exibição em 35mm), Não É Difícil Para Um Investigador da Natureza Simular os Fenômenos (Letícia Ramos, 2018, 8min., exibição em digital)
18h45 - Panorama Histórico: Sessão de curtas 7 - Marcos Bertoni (67min., exibição em super-8) - Concerto (Marcos Bertoni, 1980, 9min.), Projeção (Marcos Bertoni, 1981, 3min.), A Revolução das Massas(Marcos Bertoni, 1983, 9min.), Doutor Ekard (Marcos Bertoni, 2002, 18min.), Recuerdos da República (Marcos Bertoni, 2002, 6min.), Cocô Preto (Marcos Bertoni, 2003, 16min.), Môr (Marcos Bertoni, Imensidão Azul(Marcos Bertoni, 2006, 6min.)
20h30 - Panorama Histórico: Teo Hernandez II - Salomé (Teo Hernandez, 1976, 65min., exibição em arquivo digital)
|