14/05/2015 |
|
Reflexões no Cineclube ELCV numa tarde de maio |
|
|
Mãe e filho entraram na sede da ELCV, situada no Parque Chácara Pignatari, Santo André (SP); para assistir ao filme “Reflexões de um liquidificador” do conceituado diretor André klotzel, no dia 14 de maio de 2015, as 17h30.
Uma tarde meio fria. Sentaram bem na frente na sala de projeção da escola de cinema. Esse dia era de Cineclube ELCV – uma ação da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André em parceria com o projeto Pontos MIS.
Os olhares deles para a sala me chamaram a atenção, me dirigi a eles e fiquei sabendo historias que só vem fortalecer ações como essa na cidade de Santo André. A mãe me cumprimentou e apresentou seu filho. Outras pessoas entraram na sala de projeção. Eu disse que daqui a pouco iríamos começar, a sessão do Cineclube ELCV. A mãe voltou com uma pergunta – Essa ação é a mesma em que teve anos atrás – onde assisti vários filmes no auditório do paço, e que tinha bate papo ao final? Disse a ela que essa nova ação não tem bate papo formal como as outras (é interessante observar que a atual fase deste projeto está em desenvolvimento, em fase de formação de público espontâneo). Ela gostou de saber das ações da ELCV que apresentei durante nossa breve conversa.
Ao final do filme, conversamos sobre alguns personagens dentro do filme, falamos sobre o fetiche das duas mulheres, um mecânico, por um aparelho doméstico, um liquidificador, e outro por homens com barba, peludos. Falamos sobre a atuação das atrizes e atores do filme. Comentamos sobre o roteiro bem amarado e a direção caprichada e inventiva do cineasta André klotzel.
Uma luz ou melhor uma reflexão me veio a mente, que eu fui impulsionado e aguçado no passado ao ver filmes em São Bernardo do Campo, no Cine-Teatro Martins Pena e em vários Cineclubes na cidade de São Paulo, principalmente o Cineclube Bexiga, sempre recheados de longos papos com a galera que assistia aos filmes. E hoje vendo uma mãe e seu filho nessa busca, acho que o caminho fortalecer o ser humano crítico, é e sempre será o CINEMA.
Fotos e texto Diaulas Ullysses
Saiba mais sobre esta sessão do Cineclube:
http://www.elcv.art.br/santoandre/cine...
http://www.elcv.art.br/santoandre/cine...
|