Selvagem, filme de cineasta do interior, com Lucélia Santos e Rincón Sapiência no elenco, concorre a vaga no OSCAR 2022
O diretor socorrense formado no polo cinematográfico de Paulinia, Diego da Costa, participa da seletiva "filme brasileiro" que irá concorrer à vaga de Filme internacional ao Oscar 2022, com o filme "SELVAGEM".
"Selvagem" conta uma história de juventude. Retrata aquele momento da vida em que temos diversas dúvidas sobre o futuro, sobre a existência, e mal sabemos lidar com os sentimentos, que nessa idade estão a flor da pele, tudo isso a partir de um viés social e político. Uma história do encontro amoroso em meio a luta.
"Selvagem" tem lançamento em cinema previsto para 02/12 deste ano e, nas palavras do diretor, “esse lançamento promete causar alvoroço no setor, uma vez que optamos por uma estratégia de lançamento nunca antes praticada no Brasil.” O filme também conta com produção de Well Darwin, produtor nascido e formado em São Bernardo do Campo que complementa, em tom de mistério, “apesar de não ser um filme de cineasta herdeiro, nem banqueiro, temos pretensões bem ambiciosas e estamos construindo caminhos não trilhados para alcançá-las. Selvagem vai demolir os paradigmas.”
Contente por estar entre os brasileiros finalistas ao OSCAR, Diego diz que tem como interesse principal fazer filmes voltados para os jovens brasileiros, para que eles se reconheçam na tela, para que vejam como o cinema brasileiro pode ser bom. Para ele falar de OSCAR é, sobretudo, refletir sobre o desigual mercado e as dificuldades que a grande maioria dos realizadores tem em fazerem seus filmes circularem, já que o critério que predomina nesses tipos de premiações é o financeiro, uma vez que pra você ser selecionado é necessário uma experiencia que exigi viagens regulares para fora do pais, sem contar os milhares de dólares que se gastam com agentes internacionais que vão fazer o lob para que seu filme tenha visibilidade, “no final das contas, o que menos importa é o filme em si”, afirmam Well e Diego.
Ele ainda defende a ideia de que qualquer um pode se expressar por meio da 7ª Arte e que o jovem do interior pode fazer das artes midiáticas uma profissão e uma poderosa ferramenta para expor suas ideias.
Sinopse
Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola.
Ano de Produção2021
Duração 95 min
GeneroDrama - Coming of Age
ProdutorasPietà Filmes, DGT
DistribuidoraPietà Filmes
Prêmios e Festivais
- 42º Festival Guarnicê de Cinema: Melhor Filme, Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Desenho de Som e Trilha Sonora Original;
- 14º Festival Latino-Americano de São Paulo: Melhor Filme do Público; XV Panorama;
- Coisa de Cinema: Melhor Filme do Juri de Cachoeira;
- 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul: Melhor Direção;
- 2º Palmacine: Menção: Honrosa (competitiva apenas para curtas);
- 5º Santos Film Festival: Melhor Filme da Mostra Humanidades;
- 2º Inhapim Film Festival: Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Produção e Melhor Filme;
- FESTCIMM 2021: Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro, Melhor Som;
- 2º Festival Saindo da Gaveta: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz;
- Offcine 20: Melhor atriz coadjuvante - Lucelia Santos, Melhor Fotografia, Melhor Direção Melhor Produção, Melhor Filme;
Visão do Diretor
Inspirado em fatos reais, "Selvagem" é um filme de amadurecimento que aborda uma tomada de consciência poltiíca da juventude. Mas, diferente da norma deste gênero cinematográfico, não apenas deste ou daquele personagem e sim, de toda uma coletividade. Em "Selvagem" são as relações sociais das personagens que criam a ação dramática. Com a preocupação de obter interpretações e situações naturalistas, foi realizada uma profunda pesquisa junto aos jovens que participaram das ocupações e que colaboraram com ideias que foram incorporadas à criação das personagens e do roteiro. Nesse processo, selecionamos alguns destes jovens para atuarem no filme. Tendo em vista que grande parte do imaginário das manifestações populares atuais é constituído pelas câmeras de celulares, "Selvagem" opta por seguir o caminho inverso: uma câmera principal, movimentos e composições de cena com referências do cinema clássico, a partir de triangulações dentro do quadro na relação do elenco com a câmera.
Sobre as Ocupações
Em novembro de 2015 estudantes secundaristas brasileiros se organizaram contra uma reforma do ensino público que, sob o discurso de corte de gastos, previa o fechamento de escolas, o deslocamento de alunos para longe de suas casas e a precarização do trabalho dos professores. Em poucas semanas mais de mil escolas de todo Brasil foram ocupadas pelos alunos em protesto contra a reforma. No período de cerca de dois meses em que permaneceram nas escolas os alunos tiveram confrontos com a polícia e sofreram com a cobertura parcial da imprensa que os retratavam como vândalos, enquanto na verdade eles realizaram aulas, oficinas e diversas ações de manutenção. Em várias escolas foram descobertas salas fechadas com equipamentos esportivos, instrumentos musicais e material acadêmico novos. Os alunos só deixaram as escolas quando o projeto de reorganização foi suspenso, transformados pela intensa experiência política e social em que apresentaram estruturas inovadoras de organização coletiva. Não havia liderança, as meninas ocuparam o protagonismo na divisão e realização das principais tarefas e tudo era resolvido horizontalmente em assembleias.
Elenco
Lucélia Santos, Rincon Sapiência, Kelson Succi, Fran Santos, Juliana Gerais, Paulo Pinheiro, Érica Ribeiro, Rafael Imbroisi, Dagoberto Feliz, Lucélia Sérgio, Vilma Melo, Everson Anderson, Leonardo de Sá, Jady Maria Bandeira, Felipe Marinho, Renata Jesion, Igor Veloso, Fabricio Zava, Melina Marchetti, Cleyton Nascimento, Mona Rikumbi, Bárbara Arakaki, Victória Ferreira, Juracy de Oliveira, Nadja Kouchi, Ligia Yamaguti, Matheus Prestes, Bia Paganini, Alexandre Correia, Bianca Cristina, Daniel Arcanjo.
Equipe
Diretor Diego da Costa Produtor Well Darwin Produtor Executivo Rodrigo da Costa1st Assistente de Direção Von Gabriel 2nd Assistente de Direção Kael Gonçalo Continuista Victor Canela Platô Izabela Silva Assistente de platô Evandro Souza1o Assistente de produção Tata Anastacio 2o Assistente de produção Sabrina Rauseo Produção local (escola) Sandra Cavalcante de Almeida Ferreira Produção local (ocupação) Preta Ferreira Produtor de elencoIgor Veloso Produtora de figuração Ana Beatriz Diretora de Fotografia Giovanna Pezzo Assistente de Camera Adriano Venâncio 2o Assistente de Camera Plínio Rozani Logger Guilherme Ghussn Gaffer João Miller Maquinista Fabiano Take Making of Sll/Video Maria Navarro Video Making of Sll/Video Giovani Gaspareo Técnico de som Carolina Barranco Técnico de somRafael Ribeiro MicrofonistaJoyce Brandão Produtor musical Rafael Bertelli Sartori Directora de Arte Patricia Passos Assistente de Arte Edy Rodrigues Contra-regra Fabricio Alves Azevedo Produtora de objetos Mariana Pena Kinoshita FigurinistaCamila Pizziolo Assistente de Figurino Jaque Soarez MaquiadoraCarol Ribeiro Assistente de Maquiagem Jackie Siqueira Montador Sergio Gag Editor/Mixing Eduardo Barbosa e Fernando Ianni