07/12/2022 |
|
Mostra - Cinema e Direitos Humanos: Os Caminhos do Cinema de Quebrada - 2º DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos |
|
|
A segunda edição do DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos, acontece de 6 a 10 de dezembro, no Sesc Bom Retiro, CineSesc e na plataforma Sesc Digital, com música, cinema e debates na programação.
Intitulada “Cinema e Direitos Humanos: Os Caminhos do Cinema de Quebrada”, a programação de filmes traz 16 títulos, entre curtas e longas-metragens realizados entre os anos de 2001 e 2022, com exibições no CineSesc e disponibilização online na plataforma Sesc Digital.
São obras assinadas por cineastas e coletivos periféricos das cidades brasileiras. O destaque é “Marte Um”, longa de Gabriel Martins indicado oficialmente pelo Brasil para disputar o Oscar de melhor filme internacional. O diretor integra a produtora Filmes de Plástico, sediada em Contagem, periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte que tem mais outros quatro filmes na programação: “Ela Volta na Quinta”, “Fantasmas” e “Quintal”, todos de André Novais Oliveira, além de “Contagem”, de Gabriel Martins e Maurílio Martins.
Estão programados ainda produções de nomes de destaque dessa cena cinematográfica, como Adirley Queirós, cineasta de Ceilândia, no Distrito Federal, e Lincoln Péricles, realizador do bairro de Capão Redondo, periferia da cidade de São Paulo. Estão presentes também curtas-metragens frutos de oficinas de realização audiovisual promovidas Associação Cultural Kinoforum, Instituto Querô e pelo projeto É Nóis na Fita.
Um debate está agendado para o dia 9 de dezembro, sexta-feira, às 20h30, no CineSesc, para discutir essa produção, reconhecida pela crítica especializada como uma das novidades da cinematografia brasileira recente. Participam os realizadores Maurílio Martins, um dos produtores de “Marte Um”, e Stheffany Fernanda, do coletivo audiovisual Maloka Filmes e ativista negra, feminista e LGBTQIA+. A mediação é da jornalista e pesquisadora Mariana Queen Nwabasili.
2º DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos
6 a 10 de dezembro de 2022
CineSesc - Rua Augusta 2075, Cerqueira César - São Paulo
Sesc Bom Retiro - Alameda Nothmann 185, Campos Elíseos - São Paulo
Sesc Digital - https://sesc.digital/
*** CINEMA
Cinema e Direitos Humanos: Os Caminhos do Cinema de Quebrada
sessões presenciais no CineSesc
Grátis. Retirada de ingressos 1h antes da sessão na bilheteria do CineSesc.
7/12, quarta-feira, às 20h30
“Fantasmas” (11 min, 14 anos) - André Novais Oliveira
“Ela Volta na Quinta” (107 min, 12 anos) - André Novais Oliveira
8/12, quinta-feira, às 20h30
“Marte Um” (115 min, 16 anos) – Gabriel Martins
9/12, sexta-feira, às 20h30
“Filme de Domingo” (28 min,12 anos) - Lincoln Péricles
seguido do debate “Cinema e Direitos Humanos: Os Caminhos do Cinema de Quebrada”, com Maurílio Martins, Stheffany Fernanda, Mariana Queen Nwabasili (mediação) e Francisco Cesar Filho (apresentação)
com tradução em Libras
filmes disponibilizados online na plataforma Sesc Digital
de 6 a 20 de dezembro de 2022
Sesc Digital - https://sescsp.org.br/dhfest
Acesso gratuito
“A Blogueira da Favela” (34 min, 14 anos) - Arthur Jesus
“Armando o Barraco” (7 min, 14 anos) - Rodrigo Valadares, Danilo Barretos, Fabiano Oliveira,
“Contagem” (18 min, 14 anos) - Gabriel Martins e Maurílio Martins
“Defina-se” (5 min, 14 anos) - Kelly Regina Alvez, Claúdio N. de Souza e Daniel M. Hilário
“Medo na Minha Pele” (10 min, 14 anos) - Braion Souza
“O Segredo das Armas” (4 min, 14 anos) - Ana Paula, Patrícia Cardoso, Fernanda Dantas e Reginaldo Gomes
“Quintal” (26 min, 14 anos) - André Novais Oliveira
“Raízes do Mercado” (18 min, 14 anos) - Jaime Santos, Daniel Calado Souza, Samara Faustino e
“Rap: o Canto da Ceilândia” (15 min, 14 anos) - Adirley Queirós
“Ruim é Ter Que Trabalhar” (10 min, 14 anos) - Lincoln Péricles
“Tato” (8 min, 14 anos) - Luciano Oliveira, Wesley Campos Rocha, Thaise Fiuza e Alex Nogueira de Souza
“Vigília” (7 min, 14 anos) - Patrícia Figueiredo
atendimento à imprensa:
ATTi Comunicação
Eliz Ferreira e Valéria Blanco (11) 3729.1455 / 3729.1456 / 9 9105.0441
*** SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE CINEMA
programação presencial (CineSesc)
“Ela Volta na Quinta” (Brasil-MG, 2014, 107 min,12 anos) - André Novais Oliveira
À sua família, o diretor André Novais propõe um roteiro e um processo de filmagem que transforma a todos em personagens de ficção de si mesmos. O cotidiano de uma família negra na cidade de Contagem é narrado sob a perspectiva dos afetos e do carinho mútuo. Atravessado por acontecimentos ordinários e reunindo em cena o carisma do elenco, esse dia a dia ganha contornos de um épico intimista, fazendo aqui um dos grandes acontecimentos audiovisuais brasileiros desse começo de século.
Selecionado para o Festival de Roterdã; vencedor dos prêmios de melhor filme no Panorama Coisa de Cinema e na Semana dos Realizadores; melhor filme brasileiro no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba; melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
“Fantasmas” (Brasil-MG, 2010, 11 min, 14 anos) - André Novais Oliveira
Uma vizinha de Gabriel teria visto sua ex-namorada de anos passar por aquela esquina. Ele dá um zoom na câmera ligada e aguarda uma confirmação. Precisar ver para depois esquecer.
Vencedor do prêmio de melhor filme no Panorama Internacional Coisa de Cinema; melhor imagem, prêmio da crítica e do Prêmio ABD-APCI no Janela Internacional do Recife; melhor experimental, menção honrosa do júri jovem e Prêmio Canal Brasil no Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro; melhor filme na Mostra Miau; menção honrosa na Mostra do Filme Livre; Destaque em Pesquisa de Linguagem e Prêmio Cachaça Cinema Clube no Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
“Filme de Domingo” (Brasil-SP, 2020, 28 min, 12 anos) - Lincoln Péricles
É do Capão Redondo, periferia de São Paulo, que emerge essa história. Em um domingo de sol, o retrato da vida que se impõe, junto à delicadeza e energia da criança.
Selecionado para a Mostra de Tiradentes, CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira, Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Curta Kinoforum e Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-Metragem de Brasília.
“Marte Um” (Brasil-DF/Portugal, 2022, 115 min, 16 anos) - Gabriel Martins
Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
Selecionado para o Festival de Sundance; indicado oficial do Brasil para o Oscar 2023 de melhor filme internacional; vencedor dos prêmios de melhor roteiro, melhor trilha musical, prêmio especial do júri e prêmio do público no Festival de Gramado; grande prêmio do júri no L.A. Outfast e no Festival de Nashville; prêmio do público no Festival Internacional de São Francisco.
programação online (plataforma Sesc Digital - https://sesc.digital/)
“A Blogueira da Favela” (Brasil-SP, 2022, 34 min, 14 anos) - Arthur Jesus
Beca é uma jovem de Paraisópolis que sempre gostou de chamar atenção nos bailes. Até que ela vê sua vida virar de cabeça pra baixo após um de seus vídeos cair nas mãos de sua chefe. E agora?!
“Armando o Barraco” (Brasil-SP, 2003, 7 min, 14 anos) - Rodrigo Valadares, Danilo Barretos, Fabiano Oliveira, Adriana Freitas, Geonilson Dantas e Fabio Dantas (Batóra) / Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual
A criatividade nas condições de vida dos moradores de palafitas de Heliópolis.
“Contagem” (Brasil-MG, 2010, 18 min, 14 anos) - Gabriel Martins e Maurílio Martins
Um acontecimento, quatro pessoas e a cidade de Contagem.
Vencedor dos prêmios de melhor curta-metragem no Hollywood Brazilian Film Festival e no FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa; melhor direção e Prêmio Porta Curtas no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; melhor direção no Festival de Vitória.
“Defina-se” (Brasil-SP, 2002, 5 min, 14 anos) - Kelly R. Alvez, Claúdio N. de Souza e Daniel M. Hilário / Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual
Manifesto audiovisual sobre a trajetória dos negros no Brasil, da senzala à periferia da cidade grande. Defina-se.
“Medo na Minha Pele” (Brasil-SP, 2022, 10 min, 14 anos) - Braion Souza / É Nóis na Fita
Relatos fortes e imagens densas buscam traduzir o sentimento indescritível e assustador deixado pelo racismo. A obra é atravessada pela sensação constante de que o medo para pessoas negras, antes de qualquer coisa, passa pela pele.
“O Segredo das Armas” (Brasil-SP, 2008, 4 min, 14 anos) - Ana Paula, Patrícia Cardoso, Fernanda Dantas e Reginaldo Gomes / Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual
Uma cidade frente ao confronto iminente. Exércitos e civis em lados opostos. Pode ser o fim de todos ou a solução dos conflitos por meio da dança. Musical que apresenta a força do Hip Hop.
“Quintal” (Brasil-MG, 2014, 26 min, 14 anos) - André Novais Oliveira
Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.
Selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, IndieLisboa, Festival de Cartagena, Cinelatino – Rencontres de Toulouse, Festival de Melbourne, Under30 Film Festival (EUA), Festival Pantalla Latina (Suíça), Festival de Curtas-Metragens de Winterthur (Suíça), BOGOSHORTS – Festival de Curtas-Metragens de Bogotá, Festival de Zagreb, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Panorama Coisa de Cinema, Janela Internacional de Cinema do Recife e Semana dos Realizadores.
“Raízes do Mercado” (Brasil-SP, 2022, 18 min, 14 anos) - Jaime Santos, Daniel Calado Souza, Samara Faustino e Francina Ferreira de Lisboa / Oficinas Querô
Realizado durante oficinas audiovisuais do Instituto Querô pelo projeto Querô Comunidade, o documentário conta por meio de depoimentos dos moradores, um pouco da história dos bairros Vila Nova e Paquetá e a relação da região com as moradias em situação de cortiços, situadas próximas ao Mercado Municipal na região portuária de Santos.
Vencedor de menção honrosa do júri e prêmio do público no Santos Film Festival; Menção TV Cultura para Novos Olhares no Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
“Rap: o Canto da Ceilândia” (Brasil-DF, 2006, 15 min, 14 anos) - Adirley Queirós
Alguns dias antes da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil, um operário reflete sobre seu trabalho.
Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem e prêmio do público no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; melhor curta documentário no FAM – Florianópolis Audiovisual do Mescosul; melhor filme no Curta-SE – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe; Prêmio Canal Brasil de Curta-Metragem no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários; Prêmio Destaque da Realidade Nacional e menção honrosa do Prêmio ABD-Rio no Festival do Cinema Universitário do Rio de Janeiro.
“Ruim é Ter Que Trabalhar” (Brasil-SP, 2015, 10 min, 14 anos) - Lincoln Péricles
Alguns dias antes da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil, um operário reflete sobre seu trabalho.
Selecionado para o CachoeiraDoc.
“Tato” (Brasil-SP, 2001, 8 min, 14 anos) - Luciano Oliveira, Wesley Campos Rocha, Thaise Fiuza e Alex Nogueira de Souza / Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual
Tato sai à procura de trabalho. Depois de muitas recusas, o jovem skatista, entre uma manobra e outra, fala dos seus desejos e esperanças.
“Vigília” (Brasil-SP, 2022, 7 min, 14 anos) - Patrícia Figueiredo / É Nóis na Fita
Carolina é tomada pela angústia e pelo sentimento de impotência quando descobre que o irmão sofreu uma abordagem policial violenta e sumiu.
|