2009 |
|
Roberto Audio - Atores e Diretores para Cinema |
|
|
Orientador
Formado pelo CPT - Centro de Pesquisa Teatral/Grupo Macunaíma sob direção de Antunes Filho, Teatro Escola Macunaíma e Artes Plásticas - FAAP .
Está no Teatro da Vertigem desde 1998 onde realizou os espetáculos: O Paraíso Perdido, O Livro de Jó, Apocalipse 1,11, BR-3, A Última Palavra é a Penúltima, História de Amor (Últimos Capítulos) e a ópera Dido e Enéas. Atualmente está em cartaz com a leitura cênica História de Amor - Últimos Capítulos de Jean Luc Lagarce na atual sede do Teatro da Vertigem onde também ensaia o projeto Kastelo, a partir da obra de Franz Kafka e com previsão de estréia para junho de 2009.
Em 2006/07/08 atuou no espetáculo Anjo Negro de Nelson Rodrigues com a Lembrança de uma Revolução: A Missão de Heiner Muller sob direção de Franz Castorf - diretor da Volksbünne - Berlim, com temporadas no Brasil e em cidades da Alemanha e Espanha.
Foi integrante do Grupo Macunaíma, com direção de Antunes Filho, durante cinco anos, atuando nos espetáculos: Paraíso Zona Norte, Trono de Sangue, Vereda da Salvação, Gilgamesh e Nas Trilhas da Transilvânia.
Com o Teatro da Vertigem, Grupo Macunaíma - CPT e com a Volksbünne participou de vários festivais nacionais e internacionais.
Trabalhou também com os diretores Marco Antônio Braz do Círculo de Comediantes em A Cruzada das Crianças e Viúva Porém Honesta, Leonardo Medeiros em Desembesttai, Samir Signeu em Werther e Vidas Secas, Cibele Forjaz em Woyzeck, Carlos Tamanini em A Margem da Vida e Maria Clara Fernandes em Homens de Papel e O Prodígio do Mundo Ocidental.
Dirigiu os espetáculos Léxico Prelúdio para Artaud e Orquestra, José - De Beata Virgine Matre Dei, Rabugentos e Melodramáticos e El Truco, este com o NES - núcleo experimental dos Satyros, atual Cia Bruta de Arte, onde também dirige o trabalho Cine Belvedere com estréia prevista para o final de maio de 2009.
No cinema atuou em Linha de Passe com direção de Walter Salles e Daniela Thomas, Insolação com direção de Felipe Hirsch, onde também fez preparação dos atores, Carandiru com direção de Hector Babenco, Querô - também fazendo a preparação dos atores - sob a direção de Carlos Cortez, Nina e O Cheiro do Ralo, ambos com direção de Heitor Dália, O Magnata com direção de Jhonny Araújo e Os Famosos e os Duendes da Morte direção Esmir Filho como preparador de atores. Também foi preparador de atores nos curtas Estória Alegre e Movimentos de Claudia Pucci e atuou no curta Intervalo de Fernanda Tanaka.
Em vídeo trabalhou com Luis Duva em Vermelho Sangue e Concerto para Lap Top e também roteirizou e dirigiu Factício e Antúrios.
Na televisão atuou nas séries Alice - HBO e Antônia - Rede Globo.
Participou da leitura dramática Boulevard Corner Palace, texto de Cláudia Pucci com direção de Lucienne Guedes, da pesquisa sobre o ator Ryszard Cieslak, desenvolvida no Centro de Estudos Jerzy Grotowsky, Wroclaw/Polônia e acompanhou, juntamente com o Teatro da Vertigem, o trabalho do diretor russo Anatole Vassiliev em Moscou. Realizou workshops com Yoshi Oida (Cia. de Peter Brook), Anatoli Vassiliev, Moise Touré, (Cia. Les Inacheves) Poll Polletier, Suzuki, e Klaus Vianna.
Foi professor de iniciação teatral no projeto Talentos Aprisionados sob coordenação de Sofie Bisilier com os internos da Casa de Detenção do Carandiru. Tem ministrado oficinas com o Teatro da Vertigem desde 1998 participando de seminários e demonstrações dos processos de criação do grupo em festivais e encontros das artes cênicas nacionais e internacionais, além de ministrar cursos de interpretação na Universidade Anhembi Morumbi, CPT - Centro de Pesquisa Teatral, nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Mario de Andrade, CEUS, Oficina Pagu - Santos, TUSP, Sesc Vila Mariana, Sesc Santo Amaro, Sesc Anchieta, Satyros e CAL - Casa das Artes Laranjeiras - RJ.
|