Artista em Inspiração - Exercício de Fotografia Individual
Tipo - Curta
Ano de Produção - 2016
Tempo de duração - 2 min. 24 seg.
Créditos
- Sem Créditos -
Informações retiradas do Canal de Vídeos de Christiane Calderon de Almeira:
Exercício de Fotografia: Artista em Inspiração
Autora: Christiane Calderon de Almeida
Personagem:
Francine Leoni tem 40 anos e é artista - bailarina, atriz, cantora e pinta telas, inspirada em seus instintos (Abstracionismo lírico e expressivo)
Situação:
Ela é uma artista de muitas habilidades: dança, atua, canta e pinta telas. As pinturas acontecem e seu atelier, quando ela se sente instigada em determinados momentos de sua vida e expressa seus sentimentos na alva tela. A inspiração vem de seus próprios instintos, do inconsciente e da intuição, que constrói uma arte imaginária ligada à expressão de sua necessidade interior - o Abstracionismo lírico e expressivo, arte que procura uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transforma em linguagem artística, transformando manchas de cor e linhas em ideias e simbolismos subjetivos.
Iluminação:
A iluminação do atelier de Francine é difusa, luz noturna americana, mas um tanto fraca, poucas lâmpadas, justamente para que não a desperte do transe que se submete quando pinta. A luz da rua entra na janela do atelier em diversos momentos (faróis de veículos) - efeitos gráficos. A janela fica do seu lado direito do plano. A proposta de iluminação de ‘quase’ penumbra é para que, enquanto Francine dança e pinta a tela, saiam raios de luz do pincel, acompanhando seus movimentos.
Música: Por una Cabeza, tango de Carlos Gardel.
Descrição da cena:
Início da Primavera de 2016, Francine chega em seu apartamento no fim da tarde e, após tomar banho, jantar e degustar um delicioso vinho Cabernet Sauvignon, entra em seu atelier lá pelas 20h, tomada de inspiração para pintar mais uma tela. Naquele dia, sentia uma profunda felicidade que a energizava. Então, prepara as tintas para iniciar seu momento de criação, exteriorizando todos seus sentimentos e os pincela na tela, enquanto dança ao som do tango de Carlos Gardel.
Movimento de Câmera:
A câmera filma Francine de costas, olhando para a tela, a penumbra marca sua silhueta, inicialmente no plano geral e alterna cortando para os planos ‘médio’ e ‘over the shoulder’, tanto do lado direito quanto do esquerdo, mostrando os movimentos dos braços e corpo, pois Francine dança ao ritmo da música enquanto desenha a tinta na tela.
Filmagem Teste:
Tentei preparar a iluminação descrita, mas somente consegui demonstrar na filmagem, em plano contínuo a intenção da proposta a ser obtida e apenas uma prévia da atuação, baseada nos movimentos das luzes com a expressão corporal.