2015 |
|
Cine Camiseta desperta sensações na reabertura do Parque Chácara Pignatari em Santo André |
|
|
Data do Evento - 08/04/2009 Local do Evento - Parque Antônio Pezzolo - Chácara Pignatari - Sede da E.L.C.V. de Santo André Cidade - Santo André
Durante a comemoração do aniversário da cidade de Santo André em seus 462 anos, no dia 8 de abril de 2015, às 13hs a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo em parceria com a Difilme Digital realizaram uma vivência cinematográfica que tem o nome de “Cine Camiseta: Cinema de Ontem e Sempre”. Uma ação que tem o objetivo de provocar sensações visuais e desmistificar de como era e ainda é projetado os filmes nas salas de cinema – nesse caso a tela é o corpo do participante - mais precisamente é projetado nas camisetas das pessoas, e as projeções são curta duração de 5 a 8 minutos – sendo projetadas por um projetor de película Super 8 – geralmente procuro começar com uma criança e a projeção tem de ser realizada nas costas – para provocar reações em que as vê e buscar a curiosidade da pessoa que esta sendo projetada.
Depois de um certo tempo, os adultos também querem sentir – ser a tela daquela imagem – buscando uma identificação sensorial visual da imagem projetada em sua camiseta. São reações bem diferenciadas de pessoa, para pessoa – umas riem outras não param de falar – e tem ainda umas que comentam ter visto alguma projeção em salas de cinema ou em praça pública.
O Secretario de Cultura da cidade de Santo André, Tiago Nogueira, participou do evento – e comentou que havia conhecido o dono do projetor de película Super 8 – que estava sendo utilizado nesta ação – era do andreense já falecido, o cineasta Aron Feldman – a família dele me empresta o projetor para que possa realizar essas ações e de Cineclube - citando de quem é a máquina de projetar e contar um pouco da historia profissional cinematográfica dele.
A imagem projetada na camiseta de uma pessoa adquire uma coisa que há muito tempo eu venho estudando, que é o poder imagético e sedutor da imagem na vida diária das pessoas de ontem e hoje.
No olhar do ser humano existe uma fina relação entre o cinema e o homem - a imagem em tempos em tempos é estudada para tentar explicar o fascínio pelo cinema, pela grande imagem - onde perguntas surgem: Por que o cinema fascina o homem? E isso desde seu lançamento em 1895 na França. E olha que a imagem não era gigante – era uma projeção pequena pelo projetor de cinema da época.
E hoje em dia, no caso dia 08 de abril de 2015 – mesmo sendo projetada em tamanho pequeno – nas camisetas dos participantes do evento “Cine Camiseta: Cinema de Ontem e Sempre” com um projetor de película Super8 e alguns filmes do Charles Chaplin e Harold Lloyd em preto e branco – com duração de 8 minutos; era visivelmente a fascinação das pessoas – não só pelo barulho da máquina – numa nostalgia das projeções do passado, mas a projeção dos filmes de comédia – os olhos atentos e fixos de todos naquelas projeções.
Numa frase de Confúcio em que ele escreve o seguinte “Uma imagem vale mais que mil palavras” – vamos realizar uma reflexão sobre ela – existe um querer comparar a imagem, a palavra – sendo que cada uma é bem diferente uma da outra. A imagem por si só conta uma historia - não tem um símbolo direto – é só aquela imagem, e ela aparece através de uma projeção mecânica analógica ou digital e pronto – ao contar essa mesma historia precisa de algumas palavras - que pode ser cuneiforme, alfabeto romano, grego, etc. No tocante da imagem ela é o que é e ponto final - não adianta traduzir ou tentar simboliza-la em frase ou comparativo com linguagem escrita ou simbólica.
O projeto foi idealizado e realizado por DiaulasUllysses – com a ajuda da aluna da Turma 7/ELCV Adriana Gaeta Braga – que também realizou o registo fotográfico – e teve acompanhamento da Ana Cristina Silva da ELCV.
Item relacionado: http://www.elcv.art.br/santoandre/ativdd_detalhe.php?id_sub=237
|